sábado, 28 de março de 2009

Contexto Histórico do século XX

Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos,a mulher doa anos 50 se tornou mais feminina e glamurosa, de acordo com a moda lançada pelo ''NEW LOOK'',de Christian Dior em 1947,na epoca era gasto metros e metros de tecido para confeccionar um vestido,bem amplo e na altura do tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram bem altos
do salto tipo agulha,alem das luvas e outros acessorios luxuosos como pele e jóias.Essa silhueta extremamente feminina jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criaçoes desse périodo.Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade e praticidade,acompanhando todas as mudanças provocadas pela segunda
guerra mundial nunca uma tendência foi tao rapidamente aceita pelas mulherescomo o ''NEW LOOK''Dior.E foi Christian Dior que liderou,até sua morte em 1957.A maquiagem estava na moda valorizando o olhar um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel,lapís para os olhos e sombrancelha alem do indispensável deliniador.Grandes empresas comoa Revlon,Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Estée Lauder,gastavam muito em puplicidades,era o ano da explosão dos cosméticos.Os penteados podiam ser coques ou rabo-de-cavalo,como os de Briggite Bardot,os cabelos ficavam um pouco mais curtos com mechas caindo no rosto e com franjas que completava o look juvenil dando um ar de menina.Dois estilos de beleza feminina marcaramos anos 50,o das ingênuas chiques,encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade e o estilo sensual e fatal como as das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner. Durante os anos 50, a alta costura viveu o seu apogeu,nomes grandes da criaçao da moda,como o espanhol Cristobal Balenciaga considerado o maior nome da alta-costura,assim em 1955 a grife''Jean Dessés-Diffusion'' começou a fabricar tecidos em série
para determinadas lojas da França e da África do Norte.O grande destaque na criaçao de sapatos foi o francês Roger Vivier foi ele quem criou o salto-agulha em 1954 e,em 1959 o salto-choque.A Chanel reabriusua maison em Paris,que esteve fechada, nessa época, pela primeira vez, as pessoas comuns puderam ter acesso ás criações da moda sintonizada com as tendencias do
momento,em 1955 a revista Elle e Vogue dedicaram várias paginas de sua publicaçao ás coleçoes de prêt-á-porter,o que sinalizava que algoestava se transformando no mundo da moda,os anos 50 foi o ano de revoluçao na moda e de fácil acesso!
O cinema lançou a moda do garoto rebelde,simbolizada por James Dean,no filme''Juventude Transviada''(1955),que usava blusao
de couro e jeans.Ao final dos anos 50,a confecçao se apresentava como a grande oportunidade de democratizaçao da moda,que começou
a fazer parte da vida cotidiana,nesse cenário,começava a se formar um mercado com grande potencial,o da moda jovem,que se tornaria o grande
filao dos anos 80.

Principais acontecimentos dos Anos 50

Esportes
· Realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 1950. O Uruguai sagrou-se campeão após vencer a seleção brasileira, em pleno Maracanã, pelo placar de 2 a 1.
· A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) organiza o primeiro Campeonato Mundial de Formula 1, em 1950.
· Em fevereiro de1951, começam os primeiros Jogos Pan-Americanos. O evento esportivo ocorre na Argentina.
· Realização das Olimpíadas de Hensinki na Suécia (1952).
· A Alemanha torna-se campeã da Copa do Mundo de Futebol na Suíça (1954).
· Juan Manuel Fangio torna-se bicampeão mundial de Formula 1.
· Em 29 de junho de 1958, o Brasil torna-se, pela primeira na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol. O evento ocorreu na Suécia.

Ciência e Tecnologia
· Em 1957, o Sputinik II coloca em orbita da Terra o primeiro ser vivo, a cadela Laika.
· A corrida espacial e a guerra fria entre E.U.A. E URSS

Comunicações
· A TV Tupi, inaugurada em setembro de 1950, é o primeiro canal de televisão da América Latina.
· Lançamento do primeiro satélite, o Sputinik I (1957).

Guerras e Conflitos
· Começa a Guerra da Coréia em 25 de junho de 1950. A guerra termina em 27 de julho de 1953.
· Em plena Guerra Fria é assinado, em 1955, o Pacto de Varsóvia (tratado de defesa militar que envolvia os países socialistas do leste europeu, comandados pela União Soviética).
· Em 1959, ocorre a Revolução Cubana. O líder da revolução, Fidel Castro, torna-se presidente de Cuba.
· Começa, em 1959, a Guerra do Vietnã.

Cultura e Arte
· No dia 20 de outubro de 1951, é inaugurada a I Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

Política
· Em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth II torna-se rainha da Inglaterra.
· Em 24 de agosto de 1954, ocorre o suicídio do presidente do Brasil Getúlio Vargas.
· Em 16 de setembro de 1955, um golpe militar na Argentina tira do poder o presidente Juan Perón.
· Em outubro de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) é eleito presidente do Brasil.

Economia
· Criação da empresa estatal Petrobrás, em 1953.
· Assinado o Tratado de Roma, em 1957, estabelecendo a Comunidade Econômica Européia (CEE).

Música
· Com muito rock e um estilo dançante, Elvis Presley começa a fazer sucesso em 1956.
· A estilo musical brasileiro Bossa Nova começa a fazer sucesso. Os maiores representantes deste movimento foram: Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto.
· No final da década de 1950, é formada a banda de rock Beatles.

anos 50 no Brasil:

“Moda francesa dita a alta costura, enquanto a italia influi nos modelos esportivos. Já a moda brasileira nasceu por necessidade climatica(...)nossa moda é tropical, com tecidos leves e estamparias mais vivas”
Dener P. Abreu

No Brasil, desfilavam os playboys de Copacabana em seus Cadilacs e cabelos penteados com o dedo ao estilo de Elvis. Sapatos brancos mocassim, calça rancheira e camisa Ban-Lan. A juventude rebelde andava de “Lambreta” e mascavam chicletes. Os homens usavam “Ray Ban” e as mulheres, lenço no pescoço. Com a explosão feminista, Marilyn Monroe era símbolo sexual no Brasil e Marta Rocha, que perdeu o titulo de Miss Universo pelas duas polegadas a mais de quadril, passa a ser o ícone de beleza brasileira. Na moda praia, as extensas roupas de banho femininas perderam espaço para o ousado maiô, que mostrava as coxas e os ombros.
Os Anos Dourados (assim chamado pelo crescimento industrial e econômico pós-guerra) também marcaram o Brasil pelo surgimento do Rock. “A musica de quem quer matar o pai” – como diziam os jovens – era repudiada pelos conservadores, que considerava o estilo de vida uma decadência e uma loucura. As músicas eram importadas dos Estados Unidos, assim como o jeito de se vestir dos “rebeldes sem causa”. Percebendo o sucesso do Rock`n Roll, as gravadoras começaram a procurar “homens de família” e “meninas de bem” para formar um grupo de rock. Formado pelos jovens China, Alênio Trindade, Tim Maia, Erasmo Carlos e Roberto Carlos, a “Turma do Matoso” foi uma das primeiras bandas de rock brasileiro. Cely Campelo era ‘ídolo dos adolescentes que lutavam contra a repressão sexual e pela liberdade de expressão. Seus rits foram: Estúpido Cupido, Banho de Lua e Broto Legal.
A Geração Coca-Cola, bombardeada com o crescimento econômico e com incentivo governamental de importação, viveu um consumismo extremado e uma rebeldia quase copiada. O “American Way of Life”, ao mesmo tempo em que deu ao jovem brasileiro da classe média uma sensação de liberdade e prazer, trouxe uma desigualdade social muito grande pelo monopólio industrial `as famílias de classes mais baixas.
Na moda. O marco da década no Brasil foi o aparecimento de butiques e costureiros, sendo estes fundadores de uma costura de autor, não colada nos lançamentos europeus. Gil Brandão aparece como modelista mais famoso. Dener Pamplona surge no cenário da moda carioca e muda-se para São Paulo, tornou-se o estilista da primeira dama Maria Tereza Goulart, para os brasileiros concorria em elegância e beleza com Jaqueline Kennedy.
Dener foi o primeiro estilista brasileiro, até então chamados de costureiros, a questionar sobre moda brasileira e, se auto intitula o fundador da moda nacional. Com seu trabalho e prestígio, Dener favoreceu o aparecimento de outros nomes como o do recentemente falecido deputado Clodovil Hernandez, Guilherme Guimarães(autor do uniforme feminino da Marinha Brasileira) Markito e Ney Galvão. Surgia a alta costura Brasileira e os primeiros questionamentos sobre a autenticidade de nossa moda ou do que esta viria a ser.

A história da moda:

Anos 10 - Década de 1910


Antes da primeira guerra mundial a Europa estava vivendo a Belle Époque, periodo de
grande luxo e sofisticação.Durante e após a primeira guerra houve a emancipação feminina.
Esse marco da época foi refletido nas roupas, que se tornaram escura e mais confortáveis
(não uso do espartilho).Saias e vestidos se encurtaram ate a altura das canelase as pernas
passaram a ser cobertas por meias escuras.
A estilista da época foi GABRIELLE COCO CHANEL, que inovou a década com seus tailleurs
de jérsei.

Anos 20 - Década de 1920

Os anos 20, também chamados de "anos loucos", foram uma década marcada por demasiadas novidades.
A moda tornou funcional: O comprimento das saias e dos vestidos encurtou-se ate o longo dos joelhos,pois
para dançar charleston, foxtrot e jazz (ritmos sensações da época ) era necessario maior liberdade.
Surgiu a silueta curta e tubolar, proviniente da Art Déco (que previlegiava as formas geométricas).
No final dos anos 20 ouve a popularização de cinema,que influenciou drasticamente a moda nas ruas.
Os homens, por exemplo, começaram a usar pullovers e sweters iguais aos astros de Hollywood.

Anos 30 - Década de 1930

As grandes atrizes de Hollywood passaram a ditar moda: Looks de Greta Garbo,Marlene Dietrich e Mae West,
entre outras.foram copiados pela populaçao.Por causa disso, a moda ganhou Glamour. Os vestidos encompridaram -se
novamente, a cintura voltou para o seu lugar, e passou a ser marcada(sem exageros) e tecidos sedosos e brillhantes
(principalmente o cetim) passaram a ser a indentidade dos anos 30.
Os principais criadores da época foram Chanel, Vionnet, Madame Grés.Nina Ricci e Elsa Schiaparelli.


Anos 40 - Década de 1940

Até a metade da década devindo a segunda guerra mundial, ouve a influência da moda,masculina na moda feminina.
Tornou-se populer o uso de duas peças.Por volta de 1945, o luxo, o glamour, e a feminilidade voltaram importados dos anos 30.
Era comum o uso de laços estampas e apliques de rosas, cintura fina, rendas, perolas, bolsas de tecidos tiracolo,bordados principalmente
paetês,broches e lenços eram com estampas de mapas amarrados no pescoço, salto plataformas e labios avermelhados.


Anos 50 - Década de 1950

Os "anos dourados"foram marcadas pelo luxo e glamour do final dos anos 40 unidos a rebeldia dos anos 50,decada do surgimento
do rock.As garotas usavam cintura marcada com saias rodadas, escarpins de salto alto forrados e bordados com os mesmo materiais
dos vestidos, luvas e jóias, montando um look noturno.Para o dia, cardigans de malha,meia soquete,oculos de gatinho,rabo de cavalo e saias rodadas ou calças compridas cigarrettes com sapatilhas eram popularmente usadas.Os meninos vestiam jeans t-shirt, branca justa e jaqueta
de couro enquanto andavam de lambreta.
Os principais estilistas foram Cristian Dior, Cristóbal Balenciaga,Pierre Cardin e Hubert de Givenchy.


Anos 60 - Década de 1960

A década foi marcada pela primeira visita de astronautas soviéticos ao espaço e pela primeira vez que o homem pisou em solo lunar.
Com isso, a moda foi influenciada pelo futurismo.As estamps tornaram-se geométricas e os grafismos pop art e op art reinaram.
O psicodelismo difundiu materias como plástico e o acrílico e as roupas passaram a ser coloridíssimas.
Os maiores estilistas da década foram André Corréges, Yves Sain-Laurent, Paco Rabane e Emilio Pucci.


Anos 70 - Década de 1970

Ao final dos anos 60 começou ao redor do mundo uma grande movimentação entre os jovens.
Aconteceram muitas contestações em formas de manifesto, e a moda , mais uma vez refletia isso.
Surgia nesse contexto a moda hippie, com calça boca - de - sino ou de modelagem baggy,
o movimento Flower - Power difundiu a estampas floradas acabamento em renda e os materias naturais penas,
miçangas, pedras e madeira,foi o ano tambem do surgimento das drogas e a difusão da AIDS.


Anos 80 - Década de 1980 democratica e os estilistas

Ainda na década de 70 surgiram movimentos que ganharam força e indentidade nos anos 80,as chamadas ''TRIBOS URBANOS''
As influencias dos artistas do pop e do rock fizeram cair sobre esta década a volta do luxo e do glamour mesclado aos estilos das
tribos urbanas(minimalistas,yuppies,góticos,darkies e punks.)Houve nesse decênio,muito dourado ,cores cítricas,estampas graficas,
listras,xadrezes e poás principalmente,calças legging,cintos largos,cintura alta,meias de lurex e muito gel no cabelo!
Os principais e mais populares estilistas foram Rei Kawakubo,Tierry Mugler,Jean Paul,Gautier,Giorgio Armani,Kenzo,Calvin Klein,Fiorucci
entre outros.

Anos 90 - Decáda de 1990

Devido a acontecimentos historicos e politicos com a queda do murro de Berlim em 1989 e ao sergimentos de novas tribos urbanas
como os cybers,clubaer, drag queens e ravers entre outros.A moda começou a se democrática e os estilistas,
começaram a desenvolver tendencias.Nomes como Miuccia Prada,Donatella Versficaram-i,Fiorucci,Calvin Klein ficaram -se
como marcas de prestígio.


Século XX

O avanço tecnologico proporcionou á indumentária um profundo desenvolvimento textil e as grifes passaram a unir criatividade
e tecnologia nas suas releituras,a moda,após séculos,décadas e anos de regras e imposiçoes tornou-se democraticas.
A democrácia anada do lado da liberdade com libertinagem;verti-se hoje,para nós,nao deve torna-se uma escravizaçao de forma que desperdiçamos horas e horas na academia e no salao de beleza!Hoje a moda e mostrar a sua alma na forma em que vestimos.