quinta-feira, 7 de maio de 2009

ANÁLISE PERCEPTIVA DA IMAGEM

Análise perceptiva da imagem da década de 50, seguindo as leis da gestalt.


A imagem representa uma mulher como um todo com curvas sinuosas dando um ar de elegância. Percebe-se unidades secundarias como: Boina, luvas, brincos e lenço. Há forças de unificação em função da semelhança de cor e da textura do tecido. A textura do tecido dá a sensação de ser grossa como se fosse um brim.

Na forma do vestido percebe-se a continuidade, percebe-se uma tridimensionalidade na imagem, apesar da roupa ser mais superficial, mas com um ligeiro volume da linha da cintura para baixo.O contorno da imagem é definido por linhas orgânicas.

A imagem representa alta pregnância , demonstrando um equilíbrio formal, ordem e regularidade resultando em uma boa harmonia. Contrasta os tons de preto do vestido com o branco da pele da mulher.Apresentando opacidade e saturação na roupa não sendo possível perceber a cor.

A imagem tem poucas unidades compositivas apresentando assim, clareza, simplicidade e minimidade, em uma estrutura formal simples. As linhas naturais realçam a sensação de movimento, acentuado pelo posicionamento da posse para a fotografia.

A sutileza na imagem estabelece uma certa elegância, e delicadeza nas linhas da roupa, expressando uma suavidade na mulher, realçando um refinamento visual.

A imagem constitui uma fotografia de configuração real da década de 50 que apresenta sua característica essencial.

A imagem apresenta coerência com a Década 50 nas cores sombrias e poucos materiais. Percebe-se que no pós guerra com o racionamento de materiais as roupas se tornaram mais maleáveis e baratas.

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